Saiba tudo sobre Cirurgia Robótica para Prótese no Joelho

Com o avanço do desgaste das articulações do joelho causado por condições como a artrose, pacientes com limitações em atividades diárias, como andar, sentar-se e correr, podem receber indicação cirúrgica para a prótese no joelho. Nesse contexto, a cirurgia robótica surge como uma ferramenta para tornar o procedimento mais seguro e preciso, aumentando as chances de sucessos da cirurgia.

Saiba mais sobre o uso da tecnologia robótica para artroplastia total de joelho, quais são as vantagens e quais pacientes tem indicação para o procedimento.

O que é a cirurgia robótica de joelho?

Tradicionalmente, a cirurgia para a substituição do joelho é a artroplastia, indicada principalmente em casos de desgaste avançado na articulação. Na técnica, é feita a remoção da parte danificada da articulação e a substituição por uma prótese.

A cirurgia para substituição do joelho através da robótica é feita da mesma maneira, só que com mais assertividade, já que o equipamento robótico auxilia para que as incisões e o posicionamento do implante de joelho sejam feitos de forma adaptada ao tamanho da prótese.


O robô faz a cirurgia para substituição do joelho sozinho?

Por incrível que pareça, essa é uma dúvida comum, mas o robô não faz a cirurgia sozinho. Na realidade, ele auxilia o cirurgião de joelho no procedimento aumentando ainda mais a precisão na colocação da prótese de joelho.


Como o robô pode ajudar na cirurgia para substituição do joelho?

Durante a colocação da prótese de joelho, o robô fornece informações ao cirurgião para ajudar no posicionamento da articulação artificial, assim como nos cortes ósseos e a não causar danos nos tecidos moles, garantindo que ela seja implantada de forma precisa conforme a anatomia do paciente.

A união entre a tecnologia e um cirurgião especialista em joelho habilidoso aumenta mais ainda a chance de sucesso do procedimento cirúrgico para a implantação da prótese e diminui os riscos de complicações.

 

Na cirurgia comum, são solicitados exames de imagens do joelho a fim de detalhar a anatomia do paciente e entender como será feito o procedimento, tanto da região do implante, como das incisões que serão feitas. O robô é equipado com câmeras infravermelhas e lentes ópticas para conseguir rastrear a posição da perna do paciente e fornecer informações em tempo real ao cirurgião.

Quando há indicação da cirurgia robótica para o joelho?

A indicação para cirurgia robótica pode ocorrer para todos os pacientes que necessitem da substituição total do joelho. No entanto, a maior indicação é para pacientes que apresentem histórico de cirurgia no joelho, além de traumas ou condições mais complicadas, como artrose nos joelhos avançada, principalmente em pessoas acima de 60 anos.

Somente um ortopedista especialista em cirurgia de joelho poderá definir se a artroplastia total de joelho é o melhor tratamento para o paciente. Caso seja e ele disponha da tecnologia, é possível que o procedimento seja feito com o apoio da robótica.

 

Quais são as vantagens da técnica de cirurgia robótica?

De modo geral, a cirurgia robótica é favorável por ser menos invasiva e mais precisa. Assim, algumas das principais vantagens da técnica são que:

  • A incisão pode ser menor, já que com as informações, os cortes não precisam ser tão grandes para o cirurgião obter visibilidade
  • Há menos riscos de danos nos tecidos moles;
  • O tempo de recuperação é menor do que em abordagens tradicionais;
  • Melhor capacidade de alinhamento da prótese, diminuindo os riscos de atritos e desgastes.

 

A cirurgia robótica para prótese de joelho é nova?

Não, a substituição do joelho com apoio da robótica existe há muitos anos, ganhando maior impulso recentemente. Técnicas cirúrgicas semelhantes, com o auxílio de robôs também são utilizadas em outras áreas da medicina, mas a cirurgia robótica ainda não é amplamente usada e está avançado cada vez mais.

 

Quais exames são solicitados antes da cirurgia robótica de joelho?

Mesmo com o apoio da robótica, os exames solicitados tradicionalmente antes da artroplastia total são os mesmos, como: raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, exames de sangue, eletrocardiograma e outros.

No entanto, com o equipamento robótico, é possível que o cirurgião crie o planejamento do processo cirúrgico, já que o equipamento é capaz de fornecer raios-X detalhados, formando uma imagem 3D do joelho do paciente.

 

Como é a recuperação e reabilitação após a cirurgia robótica de joelho?

Na cirurgia robótica de substituição do joelho, o paciente pode receber alta hospitalar no dia seguinte, caso não haja nenhuma complicação ou condição adjacente (como diabetes), que precise ser monitorada.

Por ser uma técnica feita de forma mais precisa e com menores incisões, a recuperação ocorre de maneira mais rápida que em abordagens tradicionais. No entanto, o tempo total para a reabilitação do paciente dependerá do progresso individual e compromisso dele com os cuidados pós-operatórios imediatos e na recuperação, como com a fisioterapia, medicamentos e terapias adversas que sejam recomendadas posteriormente.

 

Quais os riscos associados à cirurgia para prótese de joelho com o robô?

No geral, os riscos da artroplastia total de joelho são mínimos, sendo 95% dos quadros bem-sucedidos. Porém, mesmo que menores do que nas técnicas cirúrgicas tradicionais, os riscos da cirurgia robótica para substituição do joelho existem, podendo incluir infecções, rigidez no joelho e quadro de dor mesmo após o procedimento.

A cirurgia para prótese de joelho com o auxílio robótico ainda é uma tecnologia que não está disponível em todos os hospitais e estados do Brasil, mas que deve ganhar cada vez mais espaço e dar mais segurança a ortopedia brasileira.


Caso você sofra com o desgaste das articulações provocado pela artrose, busque um ortopedista especialista em joelho e agende uma avaliação para saber se há indicação cirúrgica.

Sou o Dr. Diego Moelas, especialista em Cirurgia de Joelho e Artroscopia. Atendo em diversos hospitais de São Paulo (Hospital Sírio Libanês, Hospital Nove de Julho, Hospital Samaritano, Hospital Oswaldo Cruz, entre outros) e estou a sua disposição!

Ficou alguma dúvida?

Entre em contato e agende a sua consulta:

(11) 97489-5500